segunda-feira, 2 de março de 2015

Oficina de Poesia


Em 28/02/2015 foi realizada oficina Versos Augustos que são poemas da obra de Augusto dos Anjos, suas características, a importância para literatura brasileira, incentivar a leitura e escrita, e a declamação de poemas. Tivemos a participação de 13 estudantes de 12 a 17 anos. A oficina foi realizada por Cleilton Eduão Ferreira, coordenador do projeto Versos Augustos. Foi explicado o objetivo do projeto Versos Augustos, e qual sua importância, que é um projeto que tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital Calendário das Artes 2013 – 2ª Chamada, do Instituto Balaio de Gente e do NUCA de Souto Soares.

 
Realizamos então uma tempestade de ideias: O que é um poema? Quem já recitou um poema? Quem conhece um poema qualquer? Já participou de algum recital? Quem topa recitar um poema na frente da turma? O que um poema precisa ter para ser “bom”? Já escreveu algum poema? O que é um soneto? O que é parnasianismo? Vamos ler algum soneto de Augusto em voz alta?

O oficineiro recitou poemas de Augustos Dos Anjos e identificou junto aos participantes as diferenças entre recital feito por ele mesmo e o feito pelos participantes, chamando atenção, e exibindo a importância, pontuação, dicção, pronuncia, ênfase, gesticulação, figurino, e da dependência que essas características tem da interpretação e posterior declamação.
Após leituras e discussões realizadas, ao final da oficina, dos treze participantes, oito aceitaram o desafio de participar de recital aberto ao público, que será a continuação do Versos Augustos.











Nenhum comentário:

Postar um comentário